Notícias
29
SET
Consórcio de empresas irá realizar novo mapeamento do Rio Grande do Sul
12
AUG
ANAC discute atualização de IS sobre RPAS
12
AUG
Chesf e parceiras investem R$ 5,2 bilhões em eólicas no NE
Destaques
A AEROMAPA S.A. Cartografia, Informática e Projetos é uma empresa que atua em todo o Brasil e em países da América Latina na área de engenharia cartográfica, sensoriamento remoto aerotransportado ou orbitale geoprocessamento. Fundada em 1998, é registrada no Ministério da Defesa como Categoria "A", o que lhe permite a execução de todas as fases do aerolevantamento. A AEROMAPA presta ser..
Leia mais
ANAC discute atualização de IS sobre RPAS
12/08/2014

Agência abordará critérios para voos experimentais BVLOS

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) vai promover no dia 4 de setembro, em São José dos Campos, uma reunião técnica com representantes de entidades públicas e privadas envolvidas com o desenvolvimento e produção de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS), assim como entes governamentais que tratam do assunto, para debater a atualização da Instrução Suplementar 21-002, que trata da emissão de Certificado de Autorização de Voo Experimental para Aeronaves Remotamente Pilotadas.

O objetivo da reunião é obter contribuições para a elaboração dos critérios técnicos para operações experimentais de RPAS além da linha de visada visual (BVLOS – Beyond Visual Line of Sight). Tais operações necessitam de mitigações adicionais para os riscos associados à ausência de contato visual direto do piloto remoto com a aeronave.

Com a revisão A da IS 21-002 publicada em 2012, mais de uma dezena de certificados já foram emitidos pela ANAC para operação experimental de RPAs, também conhecidas como VANTs ou drones. A ANAC espera que a atualização facilite o entendimento do processo pelos interessados e contribua para a evolução do setor.

Embora não esteja na pauta desta reunião técnica, vale lembrar que a ANAC está trabalhando na regulamentação de operações não experimentais de RPAS sob determinadas condições. A Agência espera instaurar audiência pública sobre a matéria em breve.

Os interessados em participar ou tirar dúvidas sobre a reunião técnica deverão entrar contato pelo e-mail rpas@anac.gov.br. A inscrição é gratuita e pode ser feita até 22 de agosto. As vagas são limitadas.


Fonte: Portal http://www.anac.gov.br/



AEROMAPA S/A. – Rua Professora Doracy Cesarino 276 – CEP 80320-200 – Curitiba – Paraná – Brasil – +55 (0) 41 3345-2579