Notícias
29
SET
Consórcio de empresas irá realizar novo mapeamento do Rio Grande do Sul
12
AUG
ANAC discute atualização de IS sobre RPAS
12
AUG
Chesf e parceiras investem R$ 5,2 bilhões em eólicas no NE
Destaques
Surpreenda-se conhecendo os diferenciais da AEROMAPA na produção de perfilamentos Laser ( LiDAR ) com alta performance em prazos, altíssima precisão e poder de síntese nas classificações e na exibição dos dados laser em cores naturais (RGB) extraídas das ortofotos produzidas simultaneamente em nosso sistema aerotransportado. Fornecemos dados que podem ser lidos e consultados por não-esp..
Leia mais
Aerofotogrametria

A palavra Fotogrametria deriva de três palavras gregas, que têm o seguinte significado: luz, descrição e medidas. Pode ser definida como a ciência aplicada, a técnica e a arte de extrair de fotografias métricas, a forma, as dimensões e a posição dos objetos nelas contidos.

A fotografia aérea digital a partir de plataformas aéreas (avião ou helicóptero) proporciona imagens de grande resolução espacial para as áreas de interesse determinadas pelos contratantes. As imagens digitais da AEROMAPA são geradas com sensores que permitem a produção de pixel a partir dos 5 cm.

Estes sensores além de capturarem detalhes do terreno aparentemente não detectados a olho nu na banda visível, permitem ainda operar na banda de Infravermelho (IV) ou Ultravioleta (UV).

Durante a tomada de dados, a sobreposição longitudinal (no sentido da faixa de vôo) e a sobreposição lateral (entre as faixas de vôo) garantem a perfeita cobertura da área imageada e geram pares estereoscópicos que serão utilizados no processo de restituição estereofotogramétrica para a geração da cartografia planialtimétrica de alta precisão.

Uma vez que a cobertura lateral e longitudinal é suficientemente grande para que possamos descartar as extremidades das imagens, a AEROMAPA fornece ortofotos com extrema precisão, pois é justamente nestas extremidades descartadas que ocorrem as distorções angulares mais pronunciadas. A este processo de geração de imagens chamamos de true ortophoto (ortofoto verdadeira)

A AEROMAPA disponibiliza os meios técnicos adequados para o desenvolvimento dos projetos, como aeronaves, câmaras, perfiladores laser, hardware, software e peopleware, proporcionando soluções com relação custo-benefício muito vantajosa para seus Clientes.

PLATAFORMA AÉREA AEROMAPA

Aeronave Embraer Seneca II
Matrícula PT-RCE
Velocidade de cruzeiro 300 km² a 15.000 pés
Autonomia de 1.300 km
Teto de serviço 5.000m
Combustível 484,48 litros

PT-RCE

A FORMA COMO A AEROMAPA FAZ AEROFOTOGRAMETRIA É DIFERENCIADA

Sempre operamos os sensores óticos (câmeras aerofotogramétricas) em conjunto (sincronizada e simultaneamente) com o perfilamento laser - ambos sensores acoplados sobre plataforma giroestabilizadora PAV-80 (Leica), que permite não somente a tomada simultânea dos dados, mas também oferece enorme ganho operacional, uma vez que os mesmos parâmetros inerciais e de georreferenciamento são utilizados para corrigir as imagens e os dados laser.

Se por um lado os dados laser servirão para ortoretificar e corrigir as imagens métricas, estas servirão de orientação no estabelecimento dos break lines altimétricos, no momento de edição, processamento e filtragem dos dados LiDAR.

Conjunto do perfilador laser ALS60 e câmera RCD 105 montados sobre a plataforma PAV-80.

CÂMERA LEICA RCD 105

Uma das câmeras operadas pela AEROMAPA é a Leica RCD 105 – que trabalha dentro do conjunto sincronizado da Plataforma PAV-80, Sensor Laser ALS 60 e câmera RCD 105.

Leica RCD-105

Dados da câmera:



AEROMAPA S/A. – Rua Professora Doracy Cesarino 276 – CEP 80320-200 – Curitiba – Paraná – Brasil – +55 (0) 41 3345-2579