Notícias
29
SET
Consórcio de empresas irá realizar novo mapeamento do Rio Grande do Sul
12
AUG
ANAC discute atualização de IS sobre RPAS
12
AUG
Chesf e parceiras investem R$ 5,2 bilhões em eólicas no NE
Destaques
A AEROMAPA é provedora de cartografia de alta precisão para o segmento de transportes principalmente através dos vôos aerofotogramétricos e perfilamentos laser que geram insumos para os mapeamentos planialtimétricos produzidos na empresa e trouxe da Europa o sistema Viapav, especifico para levantamento de informações em estradas...
Leia mais
Perfilamentos Laser - LiDAR

O LIDAR é uma tecnologia ótica de sensoriamento remoto que mede propriedades da luz refletida de modo a obter nuvens de pontos tridimensionais (cloudpoints) que contém diversas informações, como coordenadas X, Y, Z, intensidade da reflexão, número do eco (retorno) e outras.

Uma vez processada a cloudpoint, é possível proceder a extração de insumos e dados cartográficos extremamente importantes e precisos, como o MDT (modelo digital de terreno) e o MDS (modelo digital de superfície), a classificação (pontos em objetos versus solo, vegetação, edificações, etc).

Em função da baixa disponibilidade de dados altimétricos em nosso país, um subproduto do LiDAR muito procurado no Brasil é extração das curvas de nível – que a bem da verdade é uma redução do modelo digital do terreno. A técnica utilizada pela AEROMAPA permite a geração de curvas de nível com eqüidistância de meros centímetros.

Os sensores mais recentes, tal qual o Leica ALS 60 operado pela AEROMAPA, permitem a interpretação de até 4 retornos para cada pulso laser disparado, o que significa uma riqueza de detalhes muito precisa para nossos projetos LiDAR. Sendo que o sensor tem a capacidade de operar com até 200.000 pulsos por segundo, o equipamento pode vir a oferecer retornos de até 800.000 pontos em cada disparo laser.

Podemos apontar como uma das principais vantagens deste sistema a grande capacidade de penetração na vegetação, produzindo uma grande densidade de pontos e permitindo a produção de mapas topográficos em grandes escalas.

PLATAFORMA AÉREA AEROMAPA

Aeronave Embraer Seneca II
Matrícula PT-RCE
Velocidade de cruzeiro 300 km² a 15.000 pés
Autonomia de 1.300 km
Teto de serviço 5.000m
Combustível 484,48 litros

A FORMA COMO A AEROMAPA PRODUZ E SERVE DADOS LiDAR É DIFERENCIADA

Conjunto ALS-60 e RCD-105 sobre a plataforma PAV-80Sempre operamos os sensores laser e fotográficos simultaneamente e utilizamos um para apoiar o processamento do outro: dados laser apoiam a ortoretificação das imagens, e as imagens oferecem interpretação, no momento da edição, para as breaklines (linhas de quebra) de curvas de nível geradas a partir do LiDAR.

Aliado a isso, processamos e entregamos as cloudpoints classificadas e processadas com atributos RGB em software free e amigável, que permite a qualquer operador – seja ele técnico ou não – acessar, ler e consultar:

PERFILADOR LASER LEICA ALS-60

ALS-60 - Leica

Veja as características deste equipamento:



AEROMAPA S/A. – Rua Professora Doracy Cesarino 276 – CEP 80320-200 – Curitiba – Paraná – Brasil – +55 (0) 41 3345-2579